O câncer de colo de útero é “altamente evitável”, desde que as mulheres realizem exames e consultas médicas regularmente, e adotem medidas para minimizar os fatores de risco de desenvolvimento da doença, segundo definição da ONU. E os cuidados preventivos contra o HPV são muito importantes para a saúde da mulher.
O principal fator de risco para o câncer de colo de útero é a infecção pelo vírus HPV, o papilomavírus humano. O HPV é um vírus sexualmente transmissível que pode causar verrugas genitais e outros problemas de saúde graves, como o câncer de colo de útero.
A maioria das mulheres e homens sexualmente ativos será infectada ao longo da vida, mas a infecção costuma regredir espontaneamente em até 2 anos. Entretanto, muitas pessoas terão infecções recorrentes e as mulheres possuem um risco maior de complicações.
Dessa maneira, os exames preventivos são essenciais para a detecção precoce do câncer de colo de útero, assim tornando o tratamento mais eficaz. A detecção precoce possibilita condutas menos invasivas e aumenta significativamente as chances de cura.
Os riscos do HPV para a saúde da mulher
O colo do útero é uma região de transição entre a vagina e o útero. O tecido vaginal é mais fino e delicado, enquanto o tecido uterino é mais espesso e resistente. Durante a gravidez, o colo do útero se torna mais elástico e vascularizado para facilitar a passagem do feto.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que 17 mil novos casos de câncer de colo de útero sejam diagnosticados anualmente no Brasil. A doença é a principal causa de morte por câncer em mulheres entre 15 e 39 anos de idade.
Nesse contexto, a campanha Janeiro Verde promove ações de conscientização e alerta para a importância da realização de exames preventivos, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para evitar casos graves do câncer de colo de útero.
Como prevenir a infecção por HPV?
A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível (DST) que pode causar verrugas genitais, câncer de colo do útero, câncer anal, câncer de pênis, câncer de garganta e outros tipos de tumores.
Quando o câncer de colo de útero é diagnosticado em estágio avançado, o tumor pode invadir o útero, a vagina e os gânglios linfáticos, entrando na corrente sanguínea da paciente. Com isso, migram para outras partes do corpo dando origem a metástases.
A melhor forma de prevenir a infecção por HPV é a vacinação. A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente para meninas e meninos de 9 a 14 anos, porém, mulheres de outras idades também podem tomar a vacina, caso haja recomendação médica.
Além disso, a vacina é segura e protege contra os dois tipos de HPV que causam a maioria dos casos de câncer de colo de útero, o HPV-16 e o HPV-18, apesar de existirem mais de 150 subtipos do HPV.
Outras medidas de prevenção contra o HPV
Além da imunização, outras medidas que podem ajudar a prevenir a infecção pelo HPV incluem:
- Usar preservativos em todas as relações sexuais: o preservativo ajuda a reduzir o risco de transmissão do HPV, mas não o elimina completamente.
- Ter um número reduzido de parceiros sexuais: quanto mais parceiros sexuais você tiver, maior o risco de ser contaminada pelo HPV.
- Não fumar: o tabagismo aumenta o risco de infecção por HPV e de desenvolvimento de câncer relacionado ao HPV, como o de colo de útero.
- Realizar exames preventivos regularmente: o exame Papanicolau é um teste que pode ajudar a detectar alterações no colo do útero e indicar o câncer. O exame deve ser feito a partir dos 25 anos de idade, ou antes, se a mulher já tiver vida sexual ativa.
Este é o principal exame para detectar alterações celulares precursoras do câncer, e deve ser realizado mesmo na ausência de sintomas, e anualmente ou a cada três anos, seguindo a orientação médica. Existem ainda outros exames complementares.
A prevenção da infecção por HPV é importante para todos. Ao tomar medidas para proteger-se, você pode ajudar a reduzir o risco de infecção e contribui para diminuir a disseminação do HPV.
Como o HPV é transmitido?
Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco). A transmissão do vírus pode ocorrer de várias maneiras, incluindo:
Sexo vaginal, anal ou oral: o HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada durante o sexo vaginal, anal ou oral. O preservativo pode ajudar a reduzir o risco de transmissão do HPV, mas não o elimina completamente.
Contato pele a pele: o HPV também pode ser transmitido pelo contato pele a pele, sem penetração. Isso pode acontecer durante o sexo oral, masturbação mútua ou mesmo durante o contato casual, como abraçar ou beijar.
Transmissão vertical: o HPV também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. No entanto, isso é raro e ocorre apenas em casos de infecção materna grave.
Se você está preocupada com a possibilidade de estar infectada pelo HPV, é importante agendar uma consulta médica e marcar um exame laboratorial de diagnóstico. O teste de HPV é rápido e simples de ser realizado.
Quais são os fatores de risco para o câncer de colo de útero?
Além da infecção pelo HPV, que representa o principal risco para a doença, outros fatores que podem aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de colo de útero incluem:
- Idade: o risco de câncer de colo de útero aumenta com a idade.
- Histórico familiar: mulheres com histórico familiar de câncer de colo de útero têm um risco maior de desenvolver a doença.
- O tabagismo aumenta o risco de câncer de colo de útero, assim como de outros tipos de câncer.
- Infecções sexualmente transmissíveis: outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a clamídia e a gonorreia, aumentam o risco de câncer de colo de útero.
Quais são os sintomas do câncer de colo de útero?
Na maioria dos casos, o câncer de colo de útero não apresenta sintomas no início. No entanto, alguns sinais que podem indicar a doença são:
- Sangramento vaginal anormal, incluindo sangramento entre os períodos menstruais.
- Sangramento após relações sexuais ou após a menopausa.
- Secreção vaginal anormal, incluindo secreção com cor, odor ou consistência alterada.
- Dor pélvica.
- Dificuldade para urinar ou evacuar.
- Perda de peso sem causa aparente e fadiga.
As pessoas imunossuprimidas, como as que vivem com o HIV, têm maior probabilidade de apresentar infecções persistentes por HPV e possuir lesões que evoluam para um câncer.
Cuidados de prevenção contra o HPV para a mulher
O câncer de colo de útero é uma doença grave, mas que pode ser prevenida com a vacinação contra o HPV e a realização de exames preventivos regularmente.
A campanha Janeiro Verde é uma oportunidade para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero. Se você é mulher, converse com seu médico sobre a realização de exames preventivos e outras medidas necessárias.
Conheça seu corpo, fique atenta aos sinais e sintomas, não negligencie os exames preventivos e converse abertamente com seu médico sobre qualquer dúvida que possa surgir.
Caso tenha passado por uma situação de risco, realize os exames laboratoriais de detecção do HPV para estar segura sobre as suas condições de saúde. Além disso, faça check-ups médicos regulares para manter sua qualidade de vida e bem-estar.
No Check Up Lab, você tem à disposição um ambiente seguro, confortável e com discrição para monitorar as suas condições de saúde de forma precisa, confiável e prática.
Consulte mais informações sobre os exames disponíveis e agende a coleta com o atendimento pelo WhatsApp. Lembre-se que você pode realizar os exames também na sua casa ou no seu trabalho.
Se você quer saber mais informações sobre algum serviço, abaixo estão os contatos à sua disposição:
- Central de Atendimento: (92) 2125-5959
- WhatsApp: (92) 99116-6003 (exclusivo para exames laboratoriais)
- WhatsApp: (92) 99116-6045 (serviços de consultas e exames médicos)
- Telefone da Emergência: (92) 2125-5999
Referências:
Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/cancer-do-colo-de-utero/
Instituto Nacional do Câncer: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/colo-do-utero