A campanha Setembro Vermelho pode ser considerada uma das mais importantes do ano, já que promove ações de conscientização e prevenção contra as doenças cardíacas. Os cuidados com a saúde do coração refletem em qualidade de vida, bem-estar e longevidade.
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardíacas causam cerca de 30% das mortes no Brasil anualmente, o que representa quase 400 mil óbitos por ano, sendo a principal causa de morte no País. Por isso, é necessário ficar alerta aos cuidados com o coração.
As doenças cardiovasculares podem ser hereditárias ou ter inúmeras outras causas. Em todos os casos, a prevenção e o controle dos fatores de risco ajudam a população a ter uma vida mais saudável. Nesse sentido, os exames de rotina possuem papel essencial.
Estima-se que até 2040 haverá aumento de até 250% nos casos de infarto agudo do miocárdio no Brasil, decorrentes do estilo de vida inadequado e da negligência em relação aos fatores de risco.
Atualmente, mais de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular. Apesar da importância da prevenção e da alta prevalência dessas enfermidades, ao menos 23% dos brasileiros nunca foram ao cardiologista, segundo estudo da Socesp.
Portanto, muitas doenças cardiovasculares podem ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis e realização de check-ups médicos preventivos.
Fatores de risco
Muitos pacientes possuem doenças cardiológicas, mas não têm o diagnóstico correto porque não manifestam sintomas. Dessa maneira, acabam adotando um estilo de vida desregrado que agrava os problemas de saúde.
Os principais fatores de risco relacionados às doenças cardíacas são:
- Sedentarismo.
- Má alimentação, com alta ingestão de produtos industrializados e gorduras.
- Tabagismo.
- Alcoolismo.
- Histórico familiar.
- Fatores genéticos, como malformações e doenças congênitas.
- Obesidade.
- Estresse constante.
- Idade avançada (acima dos 60 anos).
- Comorbidades, como diabetes, hipertensão e perfil lipídico desregulado, como o colesterol alto, que favorece o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
- Condições raras e negligenciadas, como Doença de Chagas e amiloidose cardíaca (que ocorre quando proteínas insolúveis se depositam em órgãos e tecidos, formando uma fibra que não consegue ser removida pelo organismo).
Quais são os principais sintomas das doenças cardíacas?
As doenças cardiovasculares, geralmente, não apresentam sintomas em estágio inicial e durante a evolução do quadro ao longo de um tempo. Porém, quando os sintomas começam a se manifestar, a vida normal do paciente já está afetada.
Os principais sintomas de doenças cardíacas são:
- Dor ou desconforto no centro do peito, nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas.
- Dificuldade de respirar ou falta de ar.
- Sensação de enjoo ou vômito.
- Sensação de desmaio ou tontura.
- Suor frio.
- Palidez.
- Inchaço na barriga e nas pernas.
- Dificuldade para enxergar.
- Confusão, dificuldade para falar e tontura.
Como prevenir as doenças cardíacas?
As melhores formas de prevenir as doenças cardíacas envolvem dois fatores principais: adoção de hábitos saudáveis e realização de check-ups médicos preventivos. Dessa forma, a prevenção depende de atividades relacionadas à rotina de uma pessoa.
Estudos apontam que 90% dos riscos relacionados ao surgimento de doenças cardiovasculares podem ser evitados por meio de medidas preventivas. As mais importantes são:
- Ter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, minerais e vitaminas de qualidade, presentes em frutas, verduras, legumes, cereais, carnes magras, grãos, com baixa ingestão de sódio, e evitando alimentos processados, açúcares e gordura.
- Praticar atividades físicas regularmente, com ao menos 150 minutos de exercícios moderados durante a semana, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde.
- Moderar o consumo de bebidas alcoólicas.
- Não fumar.
- Manter o peso adequado.
- Cuidar da saúde mental.
- Ter um sono de qualidade.
- Realizar exames laboratoriais e check-ups médicos periódicos.
A importância dos exames de rotina para a saúde do coração
Os eventos cardiovasculares mais graves podem causar infarto, acidente vascular cerebral (AVC) ou até a morte. Por isso, as avaliações médicas, no mínimo, anualmente permitem que o paciente conheça sua real condição de saúde e trate possíveis doenças.
As doenças cardiovasculares causaram mais de 17,9 milhões de mortes em 2019, ou 32% do total das mortes no mundo, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Pesquisas estimam que, neste ano, o número vai subir para 23 milhões.
Diversos problemas cardíacos podem ser diagnosticados em estágio inicial por meio de exames de rotina, evitando danos graves à saúde e até a morte.
Além das análises laboratoriais, os exames de diagnóstico por imagem, como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, holter, MAPA e doppler de carótidas detectam qualquer alteração cardíaca e são referências para qualquer tratamento.
Quais são os exames laboratoriais mais indicados avaliação cardiológica?
Existem exames laboratoriais que oferecem um panorama completo da saúde, avaliando inclusive as funções renais e hepáticas, que têm relação direta com a saúde cardiovascular e indicam possíveis doenças que, em muitos casos, não manifestam sintomas.
A detecção precoce de qualquer alteração permite a realização de um tratamento assertivo e preciso, possibilitando que o paciente mantenha sua qualidade de vida e seu bem-estar.
Veja a lista de exames laboratoriais que devem ser solicitados pelo seu cardiologista para um check-up completo:
- Níveis de colesterol (HDL, LDL, VLDL e Colesterol Total).
- Triglicerídeos.
- Glicemia em jejum, para verificar a presença de diabetes ou de problemas de síndrome metabólica.
- Hemograma completo.
- Checar a pressão arterial: a hipertensão é a doença crônica mais prevalente no mundo, afetando 50 milhões de adultos brasileiros e mais de 30% globalmente.
- Ureia, creatinina e ácido úrico.
- Níveis de sódio e de potássio.
- Taxas de cálcio iônico e magnésio.
- CK Total – Creatinofosfoquinase Total.
- Transaminase Oxalacética – TGO AST.
- Transaminase Pirúvica – TGP ALT.
- Gama Glutamil Transferase – GGT.
- Fosfatase Alcalina.
- Bilirrubina Total e Frações.
- Hemoglobina Glicada.
- Parasitológico de fezes.
- T4 Livre.
- TSH Ultra Sensível.
- Urina.
- Microalbumina de urina isolada.
- Cultura de urina.
- Proteína C Reativa Quantitativa Alta Sensibilidade.
- Antibiograma Automatizado.
- 25-Hidroxivitamina D (25-VD3).
Exames específicos para cada gênero
Outros são específicos para os homens:
- PSA Livre.
- PSA Total.
- Testosterona Livre.
- Testosterona Total.
E alguns, para as mulheres:
- Progesterona.
- Estradiol 17 Beta.
- Hormônio Folículo Estimulante – FSH.
- Hormônio Luteinizante – LH.
- Prolactina (PRL).
Realize exames laboratoriais preventivos e consultas médicas regulares para cuidar da sua saúde cardíaca. Mantenha sua qualidade de vida e o seu bem-estar para ter tranquilidade no dia a dia.
No Check Up Lab, você tem à disposição um ambiente seguro e confortável para monitorar os indicadores cardiológicos. Consulte mais informações sobre os exames disponíveis e agende a coleta com o atendimento pelo WhatsApp.
Consulte mais informações sobre os exames disponíveis e agende a coleta com o atendimento pelo WhatsApp. Lembre-se que você pode realizar os exames também na sua casa ou no seu trabalho.
Se você quer saber mais informações sobre algum serviço, abaixo estão os contatos à sua disposição:
- Central de Atendimento: (92) 2125-5959
- WhatsApp: (92) 99116-6003 (exclusivo para exames laboratoriais)
- WhatsApp: (92) 99116-6045 (serviços de consultas e exames médicos)
- Telefone da Emergência: (92) 2125-5999
Referências:
Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/use-o-coracao-para-vencer-as-doencas-cardiovasculares-29-9-dia-mundial-do-coracao/
Organização Pan-Americana de Saúde:
https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares
Sociedade Brasileira de Cardiologia: https://www.portal.cardiol.br/post/dia-mundial-do-cora%C3%A7%C3%A3o-tem-programa%C3%A7%C3%A3o-especial-nas-redes-sociais-da-sbc
World Heart Federation:
https://world-heart-federation.org/world-heart-day/about-whd/world-heart-day-2020/