Como ter uma boa imunidade

Coleta domiciliar com agendamento e a equipe do Check Up Lab devidamente equipada e qualificada para segurança e praticidade.
Para diminuir a chance de contrair doenças contagiosas, como gripes e viroses, a imunidade é uma preocupação de muitas pessoas com a própria saúde. Poder aumentar a eficácia do sistema imunológico é um desejo que gera muitas pesquisas na internet e perguntas aos médicos durante as consultas. É preciso saber como funciona e o que pode ajudar em manter uma boa condição da imunidade e não consumir produtos com promessas irreais e que podem ser prejudiciais. Em períodos em que há aumento de casos de síndromes gripais, e após o início da pandemia de covid, esse assunto ganha mais relevância ainda na busca por informações na internet e em consultas médicas.
Compartilhe este conteúdo:

Tópicos do conteúdo

Quando se trata em cuidar da saúde, um dos assuntos mais debatidos é sobre fortalecer as defesas do corpo para evitar possíveis doenças.

Em períodos em que há aumento de casos de síndromes gripais, e após o início da pandemia de covid, esse assunto ganha mais relevância ainda na busca por informações na internet e em consultas médicas.

A ideia de aumentar a imunidade é agradável, mas a forma de fazê-lo mostra-se ambígua por vários fatores. O sistema imunológico não é uma entidade única como um órgão como o fígado, por exemplo, mas sim um sistema do corpo que tem complexidades e requer equilíbrio e harmonia para funcionar bem. Aumentar a imunidade em questão de potência não é uma questão verdadeira, cientificamente tratando, mas sim a manutenção dela em um estado de funcionamento normal e eficaz para manter o corpo saudável e protegido.

Normalmente, as pessoas procuram duas maneiras para tentar fortalecer a imunidade: uso de suplementos alimentares com vitaminas e/ou alimentação saudável e nutritiva. Certamente esta última é a melhor opção e com resultado eficiente em caso de ser um hábito de vida, porque não existe nenhum alimento milagroso. Uma refeição com variedade de cores que incluem legumes, cereais, frutas, laticínios e proteínas (carnes, ovos, peixes) costuma ser recomendável.

O sistema imunológico

O sistema imunológico do corpo humano é um conjunto de órgãos e células que trabalham na proteção em tempo integral contra ataques de bactérias, vírus e outros micróbios. Bastante complexa, essa barreira é composta de diferentes tipos de células e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.

Entre as células de defesa estão os linfócitos T-CD4+ que são esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante dos agressores. Produzidos na glândula timo, eles aprendem a memorizar, reconhecer e destruir os microrganismos estranhos que entram no corpo humano.

O sistema imune trabalha ativamente para identificar os microorganismos invasores e fazer uma resposta eficiente antes que eles causem maiores danos. Então uma resposta imune adequada é fundamental para diminuir a chance de adoecer.

Quando um microrganismo, como o coronavírus, invade o corpo e afeta o funcionamento normal dele, esse sistema de defesa entra em ação para combater o invasor e curar a região afetada o mais rápido possível.

Considerando a importância do sistema de imunidade, é vantajoso o seu fortalecimento para prevenir o desenvolvimento ou contágio de possíveis doenças. Mas, para isso, não é tão simples, devido o sistema imunológico ser composto por vários mecanismos que precisam estar em equilíbrio para funcionar com eficiência.

Pela complexidade do funcionamento do sistema imune, considera-se difícil o estudo isolado de cada fator que pode interferir nele. No entanto, os pesquisadores sobre a saúde humana relacionam uma boa imunidade com o estilo de vida.

Contudo, uma resposta imune mais forte com potência maior pode ser tão ruim quanto uma resposta fraca, porque podem prejudicar órgãos.

Anticorpos

Os anticorpos, também conhecidos por imunoglobulinas (Ig), são proteínas produzidas pelo sistema imunológico como resposta a um agente invasor do organismo, seja ele um agente infeccioso, célula tumoral ou substância capaz de desencadear uma resposta alérgica.

É possível classificar os anticorpos em alguns tipos conforme a quantidade de pontes (ligações químicas) presentes, que podem ser encontradas em mucosas, serem transmitidos durante o aleitamento ou na gravidez, ou serem produzidos como consequência de estímulos alergênicos ou infecciosos. 

Os anticorpos atuam de três formas diferentes: neutralização ao impedir a entrada do agente infeccioso nas células e evitando doenças; opsonização ao recobrir o agente estranho e estimular os macrófagos para eliminar o invasor; e lise ao promover a destruição direta do agente invasor por meio de ativação de meios alternativos de destruição do patógeno.

Como fazer a imunidade funcionar bem?

Sua primeira linha de defesa é ter hábitos diários de um estilo de vida saudável. 

Seguir as diretrizes gerais de boa saúde é a melhor maneira que você pode fazer para manter naturalmente seu sistema imunológico funcionando corretamente.

O corpo humano e suas complexas partes funcionam melhor quando protegidos de agressões externas e reforçado por estratégias saudáveis como:

  • Não fumar;
  • Ter uma dieta alimentar rica em vegetais e frutas;
  • Fazer exercícios físicos regularmente;
  • Manter o peso corporal adequado à altura;
  • Não consumir álcool ou consumir com moderação;
  • Dormir e descansar bem;
  • Práticas de higiene para evitar infecções como lavar frequentemente as mãos;
  • Tentar minimizar o estresse;
  • Manter-se atualizado com todas as vacinas recomendadas (as vacinas preparam o sistema imunológico para combater as infecções antes que elas se instalem);
  • Expor-se ao sol diariamente em horários antes das 10h e após às 16h para estimular a produção de vitamina D;
  • Evitar tomar remédios sem orientação médica;
  • Beber cerca de dois litros de água por dia.

Forma saudável para fortalecer a imunidade

Tentar estimular as células de defesa do corpo é complicado para garantir resultados positivos e ideais para o funcionamento natural, porque existem muitos tipos diferentes de células no sistema imunológico que respondem de maneiras diferentes a tantos microorganismos.

Quais células aumentar e até qual quantidade? Não há resposta até agora e o que se sabe é que o corpo está continuamente produzindo células imunes. Certamente produz mais linfócitos do que pode usar. As células extras são removidas por um processo natural do corpo antes mesmo de alguma ação do sistema imune ou após vencer uma infecção.

Não se sabe qual combinação ou quantidade de células que o sistema imunológico necessita para funcionar idealmente. 

O que ajuda no equilíbrio do sistema imune

A alimentação é importante para o bom funcionamento do sistema imune e os alimentos ricos em ômega-3, selênio, zinco, probióticos, vitaminas A, C e E são os mais indicados para aumentar o sistema imune, já que favorecem a produção das células de defesa do organismo de forma mais eficiente. Alguns exemplos são:

  • Ômega-3: sardinha, salmão, arenque, atum, sementes de chia, nozes e linhaça;
  • Selênio: castanha do pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol, frango, pão de forma, queijo, repolho e farinha de trigo;
  • Zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango, peru e peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais e frutos secos (castanha, amendoim e castanha do Pará);
  • Vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, melão, mamão, manga, kiwi, brócolis, tomate, melancia e batata com casca;
  • Vitamina E: sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, manga, azeite de oliva, molho de tomate, azeite de girassol, nozes e mamão;
  • Vitamina A: cenoura, batata doce, manga, espinafre, melão, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface e ovo;
  • Probióticos: iogurte natural, leite fermentado tipo kefir ou Yakult para manter a saúde intestinal.

Imunidade na terceira idade

Com o avanço da idade, o organismo não apresenta mais a eficiência imune e compromete a capacidade de defesa contra vírus e bactérias causadores de doenças contagiosas e no combate contra o desenvolvimento de doenças como o câncer.

Parece haver uma relação entre nutrição e imunidade em pessoas idosas. Uma forma de desnutrição surpreendentemente comum é conhecida como “desnutrição de micronutrientes”, na qual a pessoa é deficiente em algumas vitaminas essenciais e minerais que são ingeridos pela dieta alimentar, pode ocorrer em idosos. As pessoas mais velhas tendem a comer menos e muitas vezes têm menos variedade de alimentos em suas refeições. Uma questão importante é se os suplementos alimentares podem ajudar os idosos a manter um sistema imunológico mais saudável. Os idosos devem discutir esta questão com o seu médico.

Causas da baixa imunidade

Alguns fatores que podem causar o enfraquecimento do sistema imunológico são a má alimentação, maus costumes de higiene, não ser vacinado conforme recomendação dos órgãos públicos de Saúde e o hábito de fumar. Além disso, mulheres gestantes também têm a imunidade reduzida naturalmente como forma de evitar que o corpo da mãe rejeite o embrião, e em casos de tratamento contra o câncer ou contra o vírus HIV também há queda da imunidade das pessoas.

Outras situações são de pessoas portadoras de alguma síndrome ou outras doenças, como o lúpus ou a desnutrição, que também possuem seu sistema imune fraco naturalmente e acabam adoecendo frequentemente. E o uso de alguns medicamentos, como corticoides, imunossupressores usados em casos de transplantes de órgãos, durante o tratamento contra câncer ou o uso excessivo e prolongado de alguns remédios anti-inflamatórios, também diminuem a resposta imune do corpo.

Estresse e a resposta imune

Além dos hábitos de vida com estilo saudável, outro fator que pode influenciar no sistema imunológico, se não estiver sob controle, é o estresse emocional. A medicina moderna investiga também a relação entre mente e corpo no desenvolvimento de doenças como dores no estômago, urticária e até doenças cardíacas.

O estresse é um mecanismo do corpo para situações de “perigo” que a mente interpreta e produz em consequência o cortisol para ação de “fuga” ou “luta”. Mas no dia-a-dia o estresse emocional pode ser constante e proveniente de relacionamentos no trabalho ou na família, ou desafios como as circunstâncias de incertezas da pandemia. E o resultado do estresse contínuo pode ser o enfraquecimento do sistema imunológico.

Por isso, a recomendação de tentar diminuir o estresse no cotidiano como uma forma de preservar a saúde, incluindo o bom funcionamento do sistema de defesa do corpo.

Portanto, se você quer ter uma vida com mais bem-estar e com menos risco de desenvolver doenças, lembre-se de que não é recomendável mudanças bruscas de hábitos, como dietas alimentares restritivas, sem consultar um médico para a melhor orientação. Agende facilmente uma consulta com um nutricionista ao clicar no botão abaixo:

Caso prefira fazer o agendamento por telefone ou pelo WhatsApp, ou se ficou com alguma dúvida, abaixo estão os contatos à sua disposição:

  • Central de Atendimento: (92) 2125-5959
  • WhatsApp: (92) 99116-6003 (exclusivo para exames laboratoriais)
  • WhatsApp: (92) 99116-6045 (serviços de exames e hospitalares)
  • Telefone da Emergência: (92) 2125-5999

Referências:

https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/58-o-que-fazer-para-aumentar-a-imunidade

https://www.tuasaude.com/como-aumentar-o-sistema-imunologico/

https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/sabe-como-aumentar-a-imunidade-nutricionista-da-dicas-para-se-manter-saudavel_a11683/1

https://blogs.oglobo.globo.com/a-hora-da-ciencia/post/anticorpo-nao-e-igual-imunidade.html

http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv/o-que-e-sistema-imunologico

https://www.tuasaude.com/anticorpo/

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/alimento’>Alimento foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

Cuide bem da sua saúde

Faça um acompanhamento regular com médico para ter mais tranquilidade no cuidado com a sua saúde.

Acompanhe as novidades e conteúdos do Check Up Lab nas mídias sociais:

Inscreva-se para receber novidades e ofertas por email:

Siga também as páginas do
Check Up Hospital nas redes sociais:

Posts relacionados:
Talvez você goste dos posts: